sexta-feira, 4 de setembro de 2015

5 Guerras e Batalhas que Aconteceram por Motivos Fúteis



Quem disse que guerras precisam ter grandes estopins? Algumas vezes na história, nações entraram em guerra por coisas quase insignificantes, veja nesse post 5 batalhas que aconteceram ao longo da nossa história que hoje são motivos de risadas.

5 - Guerra do Barril
 Sempre nos perguntamos quanto vale a vida humana, mas acho que nunca nos perguntamos quanto vale um simples barril, pois bem, neste caso curioso da história, ele valeu aproximadamente duas mil vidas de soldados italianos da região de Bologna e de Modena. O ano era 1325, quando os soldados de Modena ''invadiram'' a Bologna para roubar um barril de carvalho com bebida, após isso, Bologna declarou guerra a Modena e após dias de guerra e dois mil homens mortos, os Modeneses ganharam essa guerra e ainda tem o barril em um museu na Itália.

4 - Guerra do Cão Perdido
 Este conflito se deu por causa de um soldado grego que em 1925, invadiu o território da Bulgária para recuperar seu cachorro perdido, quando os búlgaros viram o grego ultrapassando a fronteira de seu país, não hesitaram e mataram o coitado, como as duas nações não se davam bem na época, uma guerra foi iniciada, fazendo com que a Grécia invadisse a cidade de Petrich. A Búlgaria pediu ajuda para a Liga Das Nações, e depois de 200 mortos, a guerra foi parada e a Grécia foi indenizada em 170 mil libras.

3 - Guerra dos Emus
 Este bizarro caso aconteceu no ano de 1932, é um caso raro de guerra entre homem e animal, o fato aconteceu na Austrália, um bando de 20 mil Emus, animal parecido com o Avestruz, invadiram diversas plantações e fazendas do país. Os fazendeiros começaram a atirar nos animais com armas, estima-se que foram usadas 10 mil balas de escopeta contra os animais, mas mesmo assim isso não foi o suficiente, apenas 2 mil animais foram mortos e os fazendeiros tiveram de sair do lugar e procurar outro lugar para plantar e/ou morar.

2 - Guerra do Lijar
 Esse conflito, digamos assim, não teve nenhum morto. Em 1883, o rei espanhol Alfonso XII visitou Paris e foi insultado e atacado pela população local. O pequeno desentendimento não abalou as relações entre Espanha e França, porém somente os moradores do vilarejo espanhol de Lijar se revoltaram e decidiram declarar guerra ao país vizinho.Inclusive, com o apoio de 300 moradores, o prefeito da época assinou um documento oficial para declarar o seu rancor e hostilidade aos franceses. Durante 93 anos, não houve qualquer conflito e ninguém foi morto, já que as ameaças foram insignificantes aos franceses, e eles as ignoraram. Somente em 1981 um diplomata francês foi enviado a Lijar para resolver a questão e acabar com o mal entendido.

1 - Guerra do Futebol
 O conflito mais bizarro de todos os tempos aconteceu pelo motivo que todo mundo já brigou ou discutiu na vida, FUTEBOL, o ano era de 1969, e as relações de Honduras e El Salvador não eram as melhores, e os dois times se enfrentariam em amistosos, os dois times foram maltratados nos hotéis quando jogaram no país anfitrião. o que acalorou os ânimos, quando eles se enfrentaram na Cidade do México na copa de 1970, os Hondurenhos cortaram todo tipo de relação com El Salvador, e 18 dias depois, uma guerra começou, com Honduras bombardeando El Salvador, deixando 8 mil mortos.  Depois de as Organizações dos Estados Americanos intervirem, a guerra acabou com a duração de 4 dias. (El salvador venceu a partida de futebol)


Nenhum comentário:

Postar um comentário