quarta-feira, 22 de junho de 2016

Os Leões de Tsavo - Sombra e Escuridão

 No século 19 no Quênia, houve um dos maiores massacres e provas do poder da mãe natureza sobre o ser humano, conheça nesse post uma das melhores histórias ainda sem resolução da humanidade.



A história se inicia no Quênia, no ano de 1898, quando o coronel inglês John Henry Patterson chegou lá com a missão de construir uma ferrovia que cruzaria o terreno de Tsavo, uma área desértica, árida, com pouca vegetação e que havia pertencido a tribos indígenas. (o nome Tsavo, significa Local de Abate). Ao chegar no lugar, o coronel recrutou os trabalhadores, na sua maioria indianos e começou a construção da ferrovia, eles moravam em cabanas em volta da ferrovia, como se fosse uma mini cidade que se movia ao longo que a ferrovia ia sendo feita. 
 O terror começa algumas semanas depois de sua chegada, com mortes misteriosas durante a noite, corpos desaparecidos, e centenas de pegadas ao redor do acampamento, logo identificaram que os ataques foram feitos por leões, achavam que eram apenas simples leões, mas o surpreendente eram as ''estratégias'' utilizadas por eles, mesmo com vigias, fogueiras, cercas, espinhos, armadilhas e etc, os leões continuavam fazendo seus ataques, os dois eram extremamente sincronizados, um deles chamava atenção em um local, para o outro pegar alguém de surpresa, eles nunca foram pegos no acampamento, e nunca deixaram corpos para trás, os corpos sempre eram arrastados para o deserto. Isso fez com que centenas de trabalhadores parassem de trabalhar por 3 semanas, dizendo que eles não eram apenas animais, mas eram demônios que haviam voltado na forma de leões para impedir que a rodovia fosse construída. Os ataques duraram 9 meses, totalizando em média 140 mortes, os leões foram apelidados de Sombra e Escuridão, por sempre atacarem durante a noite.



Sombra morto
 O primeiro deles só foi abatido em 9 de dezembro de 1898, após uma caçada feita pelo general Patterson, no esconderijo dos leões foram encontrados dezenas de ossadas humanas, crânios, pele e sangue, nunca foi visto algo assim, não se sabe se eles eram amigos ou irmãos, só se sabe que depois da morte do primeiro leão, o segundo rodeava o acampamento, mas não para caçar, apenas uivar, como se estivesse lamentando a morte de seu companheiro, ele foi morto sem dificuldades 20 dias depois do primeiro. Os dois leões não possuíam juba e eram anormalmente grandes, cada um tinha em média 3 metros de comprimento. Os corpos estão atualmente no Museu Field em Chicago. Depois disso Patterson virou herói nacional e a ferrovia foi construída, dando fim ao reinado de terror dos leões.




Escuridão morto
Ps1: Parte do livro do General Patterson que ele fala sobre os leões: (…) Infelizmente, essa situação próspera não continuou por muito tempo, e nosso trabalho logo foi interrompido de uma maneira rude e assustadora. Dois leões, os mais vorazes e insaciáveis comedores de homens entraram em cena, e por mais de nove meses travaram uma guerra intermitente contra a estrada de ferro e todos aqueles ligados a ela nas proximidades de Tsavo. Isso culminou em um perfeito reinado de terror em dezembro de 1898, quando eles conseguiram levar os trabalhadores da ferrovia a uma paralisação completa, por cerca de três semanas. No início, eles nem sempre foram bem sucedidos em seus esforços para levar a vítima, mas passaram a enfrentar qualquer perigo para a obtenção de seu alimento favorito. Seus métodos, em seguida, tornaram-se tão misteriosos, e sua espreita e ataque tão bem cronometrados e tão certos do sucesso, que os trabalhadores acreditavam firmemente que não eram animais de verdade, mas sim demônios em forma de leão. Muitas vezes os coolies solenemente me garantiam que era absolutamente inútil tentar matá-los. Eles estavam totalmente convencidos de que os espíritos revoltados partiram de dois chefes indígenas que tomaram aquelas formas, a fim de protestar contra a estrada de ferro que estava sendo construída em seu país, e decidiram parar o seu progresso para vingar o insulto, assim, demonstrado por ela. (…)

Ps2: Há um filme espetacular sobre essa história chamado Sombra e Escuridão disponível na Netflix.