Filha de um milionário e com futuro já traçado, uma mulher que se desviou da submissão feminina e lutou por aquilo que amava. Conheça neste post um dos ícones de heroísmo e luta pelo seus ideais.
Florence Nightingale nasceu em 12 de maio de 1820 nasceu no Grã-Ducado de Florença, recebendo o nome Florence (Florença em inglês) se pondo contra ao papel de submissão da mulher na era vitoriana. Filha do milionário William Shore Nightingale, teve acesso a um dos melhores ensinos na época, estudando no King’s College de Londres. Despertando sua vocação pela enfermagem em uma viagem ao Egito ao passar por hospitais, mas na época não era uma profissão digna destinada a mulheres, até mesmo cozinheiras e prostitutas que acompanhavam as tropas, desempenhavam o papel. Se mostrando preocupada com as condições as quais eram submetidas a essa atividade, comunicou sua decisão para família em 1845, provocando a fúria familiar, no ano seguinte em 1846 assumiu papel de destaque em um escândalo publico da época, defendendo as melhores condições para a atividade nas enfermarias pois escancarando um mendigo morrera em uma maca em um hospital, ganhando papel na luta pelos pobres e apoio de Charles Villiers, presidente do Poor Law Board (Comitê de Lei para os Pobres). Então ganhou a possibilidade de ir até Escola de Enfermagem Fliedner na Alemanha, impressionada pela qualidade de atendimento prestada na Alemanha, teve sua primeira experiência como profissional entre as religiosas protestantes de Kaiserswerth.
Quando voltou para Inglaterra, teve sua ação mais famosa ao participar da Guerra da Crimeia (1853-1856), Florence treinou 38 enfermeiras, com essas partiu para os campos de batalha no império otomano, socorrendo soldados que morriam vítimas da cólera e do frio, ganhando o apelido a dama da lâmpada, por passar pelas enfermarias a noite carregando uma, apesar de sua pequena equipe e negligencia dos médicos militares, obtendo os equipamentos necessários e sua extrema dedicação teve muito sucesso em suas ações, quando voltou para Inglaterra foi muito festejada, sendo, pelo seu heroísmo, ofuscou a fama da própria rainha Vitoria. Mas teve sua volta forçada, por ter contraído febre tifoide e ter perdido muitas capacidades físicas, se dedicou a fundação da Escola de Enfermagem no Hospital Saint Thomas recebendo auxilio da própria Rainha Vitória, que a premiou com a Cruz Vermelha Real, em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito, faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando um imenso legado de dedicação a profissão, sendo lembrada com a pioneira da enfermagem, esta sepultada em St Margaret of Antioch Churchyard.
Nenhum comentário:
Postar um comentário