quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Ívan, O Terrível

                                

 Também conhecido como o Monstro Gótico, Ívan Grozny era um príncipe do ocidente europeu, que diferente de outros príncipes que adoravam a visão de paraíso ou de moradas aladas no céu após a morte, gostava de pensar no Inferno, e no reino de terror de Lúcifer, e uma parte desse reino de terror já estava na terra, com todos os massacres e miséria que enchia a Europa na Idade Média. Era taxado de excêntrico por gostar sempre de mesas de banquetes exagerados e suntuosos, com cálices e travessas de ouro maciço para servir as comidas e bebidas à seus convidados. Além de ser esse fanfarrão bêbado nas festas na corte, afirma-se que após a noite de bebedeira com sua gente, ele descia até seus porões para se divertir com seus prisioneiros em máquinas de tortura. Mesmo reinando de 1547 até 1584, ele foi longe de ser um príncipe renascentista, era quase o oposto disso, ainda lembrando muito os senhores feudais da Europa do século passado ao dele. Ele tinha como base de literatura, a Bíblia, o que fazia com que ele vivesse com medo do Inferno e de Deus, com medo de bruxas e magos, o que fazia com que ele frequentasse muitos monastérios e igrejas pelo reino em busca do perdão de sua alma, embora o humanismo passasse longe de seus atos.
 Com a violência ao redor dele, sua família também era afetada por isso, como no caso em que com um atiçador de fogo, feito de ferro, ele atingiu a cabeça de seus filho em um ataque de fúria, fazendo com que o garoto morresse na hora. Quando Ívan finalmente morreu em março de 1584, o país deu um suspiro de alívio e outro de medo, porque mesmo com o fim do reinado cruel de Ívan, conhecido por matar milhares de pessoas e jogar elas no Rio Moskva, porque eram indignas de serem enterrados em solo russo, ele era um líder exemplar contra invasores e punia bandidos e corruptos de forma com que o medo fizesse com que todos pensassem duas vezes antes de cometer crimes contra seu povo.    Foi feita até uma música a seu favor, por cantores da época tristes por sua morte:
Onde está a cidade de Jerusalém?
Onde está a madeira da Cruz doadora da vida?
Onde está nosso Senhor Czar, o Grão-Príncipe Ivan Vassilevitch de toda a Rússia?
Por que deixaste teu Czarado Russo e teus nobres filhos e nos deixastes órfãos a todos nós?

Ele é constantemente comparado a Stalin, por ser temido e amado por seu povo, Ívan foi o responsável por trazer uma política extremista à Rússia, que só foi derrubada em 1917, muito parecida com a política de Stalin em sua revolução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário