O maior explorador e trocador de cultura da nossa era, Marco Polo passou a vida rodeando o mundo todo, de país em país trocando culturas e tecnologias, ele ajudou a moldar o mundo que conhecemos hoje. Conheça neste post um pouco da vida de Marco Polo.
Nascido dia 15 de Setembro de 1254 (aprox.), Marco foi criado por seus tios, por causa da morte de sua mãe, até os 17 anos, seu pai e seu tio estavam velejando, sem ele. Marco foi muito bem educado, vinha de família rica, sabia tudo sobre a geografia da época, falava mais de uma língua, sabia negociar e entendia das moedas da época, essencial para trocas com a Ásia. Aos 17 anos, Marco, seu pai e seu tio saíram em viajem, um dos primeiros grupos a andarem na famosa Rota da Seda. Eles chegaram até a Ásia, tudo que se sabia sobre a Ásia na Europa naquela época foi graças a eles, Marco entendia tudo sobre barcos e embarcações, além de ser honesto e simpático, o que o fazia ser bem recebido em todo lugar que chegava, sua maior missão, como ele dizia, era trocar conhecimento, levar a cultura européia para a Ásia, e a tecnologia asiática para a Europa. Marco só voltou para Veneza 24 anos depois que saiu, dizem as lendas que ele que trouxe o macarrão para o ocidente, conta-se que os venezianos não o reconheceram, ele chegou usando roupas do costume chinês, sendo assim eram roupas com pouca estampa e quase toda marrom, ele só foi reconhecido quando sua família o viu e o saudou na rua, Marco ficava dias na frente de casa conversando com seus vizinhos, falando sobre os países que visitara e as coisas que vira, assim ficou mais rico do que nunca, ganhando dinheiro vendendo aparatos asiáticos para os comerciantes europeus. Chegando na ásia, foram extremamente bem recebidos por Kublai Khan (já falamos dele no blog, link aqui), neto do poderoso Genghis Khan, Kublai tinha como obrigação ética, receber bem os europeus, ele e Marco viraram amigos e trocaram inúmeras coisas, Kublai ''deu'' 17 navios e 2 mil homens para Marco voltar para Veneza, no caminho Marco se deparou com um governante Persa, que exigiu que para que Marco pudesse passar por suas águas, teria que dar uma princesa chinesa para se casar com ele, depois de inúmeras negociações, uma princesa chinesa aceitou casar-se com o governante Persa, uma mudança histórica incrível causada por Marco Polo.
Outra aventura de Polo, foi comendar tropas Venezianas contra Gênova, na guerra de Gênova, Marco acabou sendo preso e feito como prisioneiro, na cela, Marco contou todas suas histórias para um companheiro de sela, este companheiro contou para um padre, e assim foi feito o famoso Livro de Marco Polo, onde todas suas histórias foram narradas. Ficou 3 anos preso, quando saiu continuou suas viagens pela África e Ásia, descobrindo o budismo e se tornando fiel adepto ao Ioga antigo, que buscava libertação da alma e paz interior.
A sua morte
A morte do maior explorador que já existiu, aconteceu em 1323, Polo estava doente, deitado em sua cama quando escreveu seu testamento, nele, Marco deu quase toda sua riqueza para uma igreja veneziana, vale ressaltar que as lendas dizem que Marco tinha mais de um milhão de moedas de ouro em seus cofres, ele também libertou escravos e perdoou todas as dívidas de pessoas que deviam para sua família, segundo ele, ele queria morrer em paz, e só assim conseguiria, sabendo que ninguém iria lembrar dele com sofrimento. Assim acabou a história de Marco Polo, aos seus 69 anos,