segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Robin Hood, a verdadeira história por trás da lenda

 Você já deve ter ouvido falar no famoso herói inglês, que roubava dos ricos para dar aos pobres, o ''bom'' ladrão que viveu na floresta e tinha sua trupe de ladrões que faziam o bem para a sociedade. Mas será que tudo que se fala a respeito dele, é verdade? Confira agora a real história por trás da lenda de Robin Hood.

Pintura de Robin com seu famoso longbow
 A história começa quando o rei Ricardo Coração de Leão, foi deposto de seu trono ao voltar das Cruzadas, Robin Loxley  que era um simples cidadão de Nottingham, começa a liderar um grupo de protestantes contra o novo rei, fazendo roubos na realeza da cidade, e se escondendo na famosa floresta de Sherwood, no ano de 1193. Mas, será que os registros históricos batem com o famoso conto?
 
O primeiro indício do Príncipe dos Ladrões, é feito em 1377, quando em um conto inglês, chamado de ''Pedro, o Lavrador'', um dos personagens estava indignado pela falta de fé dos ingleses e fala a seguinte frase; ''muitas baladas sobre Robin Hood, mas nenhuma sobre Nosso Senhor ou a Virgem Maria'' e em outra hora, o personagem diz ''Eles preferem ir à taverna em vez de ir à Igreja, preferem escutar uma canção sobre Robin Hood ou sobre qualquer outro bandido em vez da missa''.
 
Pintura mostrando Robin e sua trupe
Sabe-se que por meio de uma cantiga, ele atuava durante o reinado do Rei Eduardo, mas não se sabe qual Eduardo, porque de 1272 a 1377, foram três reis Eduardo que passaram pelo trono inglês, mas se tem registro de seu nome no mandado de Eduardo II, ele é descrito como um proprietário de terras, que se junta a Thomas Lancaster para derrubar o rei, essa investida resultou na morte de quase todos os rebeldes, e os sobreviventes tiveram que virar foras-da-lei e se refugiar em florestas. No ano de 1323, Eduardo II vai até Nottingham para fazer as pazes com o povo e dá o perdão real à muitos ladrões, entre eles Robin, que pode voltar a ser cidadão normal da Inglaterra, assim ele vira o Defensor dos Miseráveis, e Protetor dos Pobres, usando seu arco longo, o famoso longbow inglês ele começaria sua missão na vida, que era roubar dos ricos para dar aos pobres, mas há histórias de que quando ele dava dinheiro aos pobres, esses pobres melhoravam de vida, e ficavam ricos com investimentos e plantações, sendo assim, Robin ia lá e roubava deles, dando a pessoas mais pobres, e fazia esta confusão, ele fazia a pessoa pobre ficar rica, e depois roubava dela para ajudar outro pobre. O principal argumento contra este personagem histórico, é que há centenas de Roobin Woods nos registros ingleses a partir de 1250 até 1350, sendo assim não é difícil saber se ele realmente existiu, mas sim saber quantos dele existiram.