terça-feira, 15 de setembro de 2015

As Bruxas de Salem


 Há 3 séculos atrás, em Salem, que ficava na província da Nova Inglaterra nos EUA, sofreu uma onda de mortes com fanatismo religioso e fé cega no supernatural por parte de pessoas ligadas a religião e que acreditavam na existência do demônio, e que este, estava agindo nessa província.

"É uma certeza que o demônio apresenta-se por vezes na forma de pessoas não apenas inocentes, mas também muito virtuosas." Frase dita pelo Reverendo John Richards, século XV

 O boato das bruxas e de que satanás havia invadido Salém, começou quando uma menina de nove anos, que morreu porque não comia há dias, foi diagnosticada por um médico da cidade, que após ver a situação da menina, chegou a conclusão de que não havia nada a fazer, que ela e outras meninas tinham uma doença incurável, após isso, os crédulos e crentes da cidade, apostavam tudo que o demônio havia entrado na pequena cidade que ficava perto de Boston. Os sintomas da doença eram; além de não comer nada, o estranho fato das garotas latirem como cachorros, salivarem, grunhirem como bestas e andarem como animais. O pandemônio se alastrou pela cidade a fora, levando muitas pessoas a realmente acreditarem que o diabo tinha passado a morar com eles. Após isso, o clérigo da cidade, Mister Parris, chamou um exorcista e um caçador de bruxas para tentar dar cabo da situação. Foi nessa época que se inventou a grande frase; ''O maior truque do diabo, é fazer todos acreditarem que ele não existe''. E como todos acreditavam nessa frase, ninguém duvidava da existência de bruxas em Salém. 
 Após as bruxas garotas, serem presas, foram questionadas a respeito da bruxaria, elas contaram que uma escrava negra havia mostrado vários feitiços para elas, e elas haviam tentado várias vezes recriar tais feitiços, alguns até com certo sucesso, o que os historiadores dizem é que eram apenas truques de cores, mas as garotas eram facilmente impressionáveis, por viverem na época puritana da igreja católica. 

                                       O Julgamento das Bruxas

 Após uma sessão de julgamento, as garotas apontaram para várias pessoas da cidade, dizendo que várias das pessoas tentavam fazer feitiços e bruxarias para benefício próprio, após dias de tensão na cidade, com todo mundo desconfiado de todo mundo, o juiz declarou dezenove culpados, e todos foram enforcados por prática de bruxaria. 
 Este é o caso mais conhecido sobre intolerância religiosa que resultou em mais mortes na idade média em caso de bruxaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário