segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Os Campos de Concentração

 O maior extermínio em massa da história, centenas de milhões de mortos, sem identidade, sem dignidade. Os campos de concentração nazista na Segunda Guerra Mundial chocaram o mundo, mostrando a todos o quanto ainda somos animais.



 Tendo início em 1939, a Segunda Guerra Mundial, o conflito armado mais sangrento da história, ela foi palco do maior extermínio em massa que a humanidade já viu. Os campos de concentração nazista foram baseados nos campos russos, mantendo o padrão de uma grande área retangular cercada e fortemente vigiada, mantendo presos políticos, minorias raciais (judeus, ciganos, polacos), homossexuais e prisioneiros de guerra. Embora que outros diversos países já tiveram formatos e tipos de campos de concentração (incluindo Brasil e Argentina), nada se compara aos campos Alemães, as condições desumanas e os maus tratos sofridos pelas pessoas que lá foram presas.
 Sabemos hoje que os campos datam de 1933, antes do início da guerra. Os primeiros campos foram Boyemoor e Dachau, foram mais de 8 milhões de pessoas que perderam nomes, dignidade, identidade e a vida nos campos. Os prisioneiros perdiam seus nomes, tendo em troca números, usavam trapos como roupas e dormiam em baias minúsculas com pouquíssima comida e água.
 Muitos dos prisioneiros foram usados como cobaias para experimentos nazistas, como exemplo disso temos o ''Doutor Mengele, O Anjo da Morte'' (post dele ainda esse mês), que fez inúmeros experimentos em judeus no campo de Auschwitz. Muitos presos morreram por cólera, outros morreram fazendo trabalhos forçados e a maioria morreram nas câmaras de gás, onde iam com a promessa de tomar um banho, mas na verdade eram despidos, selados numa câmara onde era jogado gás e ateavam fogo.


AUSCHWITZ - O MAIOR CAMPO DE CONCENTRAÇÃO NAZISTA


 Localizado na atual Polônia, o maior campo de concentração nazista, o temido Auschwitz foi palco de mais de 1,5 milhões de mortes, o número é incerto já que segundo estudos, 75% das pessoas que morreram não tiveram seus nomes constados em listas ou cadernos, morreram sem deixar nada ou registro algum. Os presos chegavam por trem, os ''fortes'' eram forçados a trabalhar nas instalações, os fracos iriam direto para as câmaras de gás, a superlotação era tanta que para todos os presos conseguirem dormir juntos, era preciso dormir de lado nas camas, se alguém dormisse de bruços ou virado para cima, o espaço não era suficiente. 
Os corpos dos mortos eram cremados, e as cinzas usadas em plantações, estima-se que 5 mil corpos eram cremados por dia. O principal encarregado pelos campos era Himmler, um dos braços direitos de Hitler, chegando perto do fim da guerra e com a derrota já prevista, os alemães começaram a destruir e abandonar os campos, a destruição era feita para tentar esconder o que se passava ali.

FATOS E CURIOSIDADES

 Durante a guerra houve mais de 30 campos de concentração, mas se pegarmos apenas as mortes de Auschwitz, elas são maiores que as mortes britânicas e americanas em toda a Segunda Guerra Mundial.

 Estima-se que 7 mil nazistas trabalharam em Auschwitz, e desses 7 mil, apenas 750 foram a julgamento.

 Arranhões nas câmaras de gás de Auschwitz.

 Numa das paredes de Auschwitz foi encontrada a frase ''Se existe um Deus, ele terá que implorar pelo meu perdão''. 

 Em 2005, o dia 27 de Janeiro foi oficializado como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.