quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O General Inverno

 O famoso ''General Inverno''. Um dos climas mais desagradáveis que podemos vivenciar é sem dúvida o frio intenso, mas imagine quando esse frio vem sem você esperar, quando você não tem abrigo e nem provisões para suportá-lo. O Inverno Russo é considerado por muitos, o vencedor de duas batalhas contra dois grandes lideres. Veja neste post os feitos desse General silencioso.


Características do Inverno Russo:

 Com a duração de cinco meses do ano, o inverno russo é um dos mais rigorosos do mundo habitado, com início em novembro e fim em março, ele tem maior rigorosidade na região de estepes (lugar com poucas árvores e em maioria pouco propenso a habitação), parte do país russo que se encontra na ásia muito perto da Sibéria. Devido ao frio intenso, a produção de alimentos nos campos é quase nula, animais e homens não conseguem realizar feitos atléticos com eficiência e o transporte de carga tem o dobro de dificuldade.

Importância Histórica:

 Como a Rússia é o maior país do mundo, é fácil imaginarmos que ela já foi alvo de várias tentativas de invasões, em vários momentos da história, mas vamos relatar aqui dois casos curiosos da história dos camaradas russos, onde o General Inverno acabou com duas tentativas de invasões estrangeiras.

 Inverno Russo contra Napoleão:

Retirada do exército de Napoleão em meio ao frio intenso.
 Um dos maiores generais militares da história, o inovador e corajoso Napoleão Bonaparte em sua jornada pela Europa com o exército francês, invadiu a Rússia em 1812 com aproximadamente 600 mil homens, vale ressaltar que a Rússia sempre foi um incômodo para o baixinho, tentou por inúmeras vezes fazer acordos e alianças com Alexander I, imperador russo na época, mas nunca conseguiu se entender com o monarca do leste. Bonaparte levou para essa investida o que tinha de melhor, suas melhores tropas do exército regular, seus melhores comandantes e generais, a experiência era gigante no exército de Napoleão, para invadir a Rússia ele acreditava que era preciso homens assim, pois a tarefa seria difícil mesmo o exército russo sendo duas vezes menor que o contingente de Napoleão. Após meses de guerra com incontáveis perdas, Napoleão contava com pouco mais de 30 mil homens e então um inimigo chegou silencioso e calmo, um inimigo que soube esperar o momento certo para dar um tiro de misericórdia, O General Inverno. O Inverno Russo chegou sem avisar, fazendo com que os franceses sentissem na alma o preço por invadir a Rússia sem roupas adequadas e com um detalhe que lhes custou muito; os botões de suas roupas, dos casacos e das calças eram feitos de estanho, que com o frio rigoroso acabou congelando e se quebrando, assim os franceses não conseguiam nem ao menos fechar os casacos para tentar se proteger do vento, latas de comida e provisões também era, feitos de estanho, tudo em poucos dias foi estragado e apodreceu, os poucos franceses que restavam morreram de diarreia, escorbuto, hipotermia e outras doenças, isso abalou para sempre a imagem de Napoleão, fazendo perder status na Europa como general militar.

 Inverno Russo contra Hitler:

Soldados alemães semi-congelados.
 Durante a Segunda Guerra Mundial, após as forças do Eixo tomarem a França e suprimirem os Aliados os deixando ilhados no Reino Unido, Hitler e o exército alemão voltaram suas linhas de frente para a gigante Rússia. Adolf Hitler tinha alguns motivos para invadir o país soviético, um dos maiores era o petróleo russo, a Alemanha não tinha petróleo enquanto os russos tinham algumas mineradoras e Adolf sabia que para ganhar a guerra era preciso de combustível e por isso queria tomar o terreno russo, as investidas começaram a partir da polônia, no primeiro momento, o exército alemão se saiu muito bem, era o melhor e mais bem treinado exército do mundo, e logo foi empurrando o Exército Vermelho para o leste do país, o plano era tomar a capital Moscou rapidamente antes do inverno chegar, mas o aliado de Hitler, Benito Mussolini pediu apoio às tropas alemãs para tomar a Grécia, já que ele sozinho não conseguiu, isso atrasou muito os alemães, que acabaram ficando sem tropas e tendo que lutar em duas linhas de frente, os meses passaram sem que os alemães andassem para frente, e deu tempo para os russos se reorganizarem. Com a chegada do inverno, os russos ainda tentaram tomar as cidades de Stalingrado e Leningrado mas as tropas se viram com terrenos lamacentos, frio de 40 graus abaixo de zero, fome, rotas de provisões sendo tomadas pelo Exército Vermelho e moral baixa das tropas, os alemães se viram em terrenos hostil, onde todos os horizontes mostravam uma linha branca de neve, os tanques alemães não andavam, pois os motores e os combustíveis congelavam devido ao frio, suas roupas não aguentavam o frio, tudo era hostilidade e morte, 500 mil soldados alemães bateram em retirada, a fome e o frio haviam derrotado a moral alemã, desse meio milhão de soldados, apenas 150 mil conseguiram retornar a pátria alemã, eles não morreram por tiros ou bombas, morreram para o General Inverno, que ataca silenciosamente com fome e doenças.