quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

A Gripe Espanhola

 Uma das maiores doenças do século XX, a gripe espanhola assolou durante a Primeira Guerra Mundial, matando 50 milhões de pessoas.



 A Gripe Espanhola ou La Dansarina, como foi apelidada, é um vírus do tipo H1N1, que teve origem durante a Primeira Grande Guerra, ela veio do nada, sem pedir licença, matando quase o mesmo número de pessoas que a Peste Negra. Em apenas 25 semanas já eram milhões de mortos, de ambos os lados da guerra, as maiores vítimas eram França, Índia, Estados Unidos, África do Sul e nosso querido Brasil. Os primeiros sintomas eram dores de cabeça, dores de garganta, falta de apetite e perda de memória (quase igual ficar bêbado). As primeiras baixas aconteceram nas trincheiras francesas. A idade média dos mortos é de 20 a 40 anos, totalmente diferente da gripe comum, no estágio avançado, a gripe causa diversas complicações nos pulmões da vítima, fazendo ela até se afogar com seus próprios líquidos, também causa bolhas pelo corpo e tontura.
Paciente com Gripe Espanhola
 Os números e mortos não são exatos, porque a Índia e China nunca admitiram o seu real número de mortos, mas é aceito que foram mortas mais de 50 milhões de pessoas com o vírus, o vírus se espalhou rapidamente porque começou no fim da guerra, então os soldados saíram da Europa, palco da guerra e voltaram para seus países com o vírus, fazendo com que quase todos países do mundo pegassem a gripe.
 Uma curiosidade que a gripe fez, foi que com tantos mortos, não havia onde enterrá-los, então às vezes eram queimados milhões de corpos em um grande buraco a céu aberto, alguns soldados dizem que ver milhões de pessoas serem queimadas daquele jeito, era a coisa mais horrível que eles já tinham visto, pior que a guerra em si, quando alguém ''normal'' que morava nas cidades grandes pegava a gripe, era ''normal'' ver essa pessoa se afastando da cidade, virando um mendigo e morando na rua até morrer na completa miséria.
 A cura começou a ser descoberta em 1936 quando usaram anticorpos da H1N1 em pessoas infectadas, assim os cientistas descobriram que a Gripe Espanhola era uma parente da gripe suína, e que a vacina era quase a mesma, o vírus apenas foi totalmente derrotado em 1997 quando pegaram um pulmão de uma pessoa morta há 30 anos atrás, extraíram o vírus de lá, fizeram testes com muitas vacinas e finalmente o vírus foi totalmente descoberto, e assim todas as suas curas foram descobertas também.