sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Bonnie & Clyde - O Casal mais Famoso da História

 Um jovem casal, com sonhos e uma vida toda pela frente. Uma frase bonita de um ato recorrente que acontece em todas cidades, mas a história não fica tão bonita quando este casal resolve levar uma vida de crimes. Veja a história do famoso casal americano Bonnie e Clyde.

  

Suas vidas antes dos crimes

Vamos começar falando primeiramente um pouco da vida do casal antes de se conhecerem. Ele nasceu em 1909, e ela em 1910. Os dois eram americanos nascidos no Texas , estado do sul dos EUA que faz fronteira com o México. Desde muito cedo Bonnie era conhecida em sua cidade e escola por ser muito inteligente, isso compensava o fato de ela ser muito magra e pequena, era loira e de boa aparência, relatos dizem que ela se apaixonou algumas vezes na escola, mas que seu amor nunca era correspondido, até sair de seu emprego de garçonete em 1929, ano da grande crise nos EUA e conhecer o amor de sua vida. 
   Clyde era o oposto de Bonnie, ele não era inteligente, veio de família pobre e logo que atingiu a adolescência foi preso por não devolver um carro que havia alugado, após algum tempo na prisão, Clyde foi preso novamente por roubar perus, após algum tempo fora da prisão, Clyde tentou trabalhar mas sempre gostara de ganhar dinheiro fácil e logo se voltou para a vida de crimes novamente, foi preso pela terceira vez, e nessa vez a coisa foi diferente, um bandido chamado Ed Crowder violentou sexualmente Clyde por diversas vezes na prisão, boatos de pessoas que estavam presas na época, contam que isso fez com que Clyde virasse uma pessoa mais quieta e pensativa, fez com que ele parasse de agir por impulso e se ''achar'' melhor que os outros, Ed Crowder foi morto na prisão com a cabeça aberta por uma ferramente, mas Clyde nega que tenha sido o feitor do assassinato. Nos anos seguintes Clyde ao sair da prisão ganhou fama por diversos ataques a postos de gasolina e a bancos, ele imortalizou duas coisas que deram muita fama a ele, ele sempre fugia da polícia em alta velocidade, sendo sempre noticiado em rádios e tv, fazendo seu nome ser conhecido no mundo do crime, e ele sempre usava uma arma que amava, a BAR M1918.

Sua vida de crimes

 Eles se conheceram no começo de 1930, no começo a paixão logo veio de Bonnie, e foi respondida por Clyde, mas as coisas não foram um mar de rosas no começo, Clyde logo foi preso novamente e o amor de Bonnie esfriou um pouco pois ela começou a namorar outro rapaz enquando Clyde estava na prisão. Clyde trabalhava forçadamente na prisão e pediu para que seu amigo lhe desse uma machadada no pé, para poder descansar um pouco na prisão, após isso sua mãe entrou com pedido de liberdade condicional para Clyde e ela conseguiu, ele voltou as ruas e logo viu que Bonnie namorava outro rapaz. Bonnie desfez seu namoro e voltou para Clyde, embora isso tenha feito ele perder um pouco de sua confiança nela, ele a fez entrar para a vida do crime, e logo no primeiro roubo eles tiveram má sorte, o roubo deu errado e eles foram cercados pela polícia, Clyde viu uma oportunidade de fugir e saiu fora de cena, deixando Bonnie para trás junto com um amigo do casal, os dois foram presos nesse dia.
 Bonnie ficou apenas um mês na cadeia, de abril de 1930 à junho do mesmo ano, enquanto isso Clyde efetuou um roubo a uma loja, onde ele cometeu seu primeiro assassinato, a vitima foi o dono da loja. Algumas semanas depois Clyde e alguns amigos estavam bebendo perto da estrada, quando um Xerife e um Sub-Xerife chegaram perto para averiguar e fazer revistas neles, Clyde e seus amigos abriram fogo, e com isso Clyde fez suas primeiras vítimas da lei, seus primeiros policiais mortos, após isso se refugiaram no Novo México e logo sequestraram um oficial, ele não foi morto, mas foi o primeiro sequestro da dupla, eles pareciam não saber o que estavam fazendo, apenas faziam porque sempre tiveram a ideia de que o sistema era falho e que era impossível ganhar a vida honestamente e ter luxos necessários para se viver feliz.
 Eles agora tinham uma gangue e era especializada em roubos, no natal de 1932 ao realizar um assalto a carro, mataram o dono do carro a sangue frio, e meses depois foram cercados pela polícia mas conseguiram fugir matando o sub-xerife do local, e a coleção de assassinatos do casal só aumentava, assim como sua fama.Eles acumularem grande fortuna e tentaram parar um tempo com a vida de crimes, alugaram um apartamento junto com o irmão mais novo de Clyde e sua esposa, mas o dinheiro era tanto que eles gastavam muito em coisas fúteis, e logo os moradores do local perceberam quem eles eram ao verem as festas que eram dadas, e a grande quantidade de latas de cerveja que eles bebiam diariamente, foi feita uma emboscada com cinco policiais ao apartamento, houve tiroteio e o casal matou mais um oficial da polícia, conseguiram fugir de carro, mas com alguns ferimentos graves, principalmente no irmão de Clyde. 

A Virada da Maré

  Após 3 anos de vida intensa e aventuras fora da lei, a fama da gangue era tão grande que acabou sendo sua maldição, fotos eram divulgadas por todos os jornais dos EUA, e a gangue era reconhecida em todas as cidades que chegavam, após alguns assassinatos e roubos de carro menos glamourosos onde era necessário pois a gangue não vinha bem, eles tiveram que se manter na encolha, não gastavam mais fortunas em restaurantes ou bares, agora viviam quase que sempre dentro dos carros, dormindo em estradas e acampamentos, o luxo acabou, e veio descontentamento e frustração. Mais fracassos vieram com má sorte quando Clyde dirigia a alta velocidade com Bonnie e um membro da gangue e bateu o carro numa ponte em construção, o carro voou metros e foi destruído com a queda, logo começou a pegar fogo, Clyde e o membro da gangue conseguiram fugir na hora, mas Bonnie ficou presa no carro, Clyde poderia ter abandonado ela como fez 3 anos antes no seu primeiro assalto com a moça, mas desta vez ele ajudou a tirar ela do carro junto com alguns fazendeiros que passavam na hora do acidente, Bonnie sofreu queimaduras gravíssimas que a impediram de andar direito até o fim da vida, a polícia chegou para ver o motivo do fogo quando o carro explodiu, e a gangue fugiu com outro carro roubado, sequestrando duas pessoas. Após a fuga eles tentaram mesmo com Bonnie sofrendo muito, roubar uma mercearia, o assalto deu errado e eles acabaram matando um policial, era o começo do fim da vida do casal mais famoso da história. 

O Fim

 Após mais um ano de assaltos, quase especificamente para se alimentar, a gangue não existia mais, agora eram só eles dois, seu irmão e sua mulher foram presos, Bonnie e Clyde estavam sozinhos de novo, Bonnie com a perna quase inutilizada e Clyde já cansado de realizar assaltos, mesmo assim ele matou mais alguns policiais e sequestrou várias pessoas, roubo de pequenas lojas era o que ele mais fazia, grandes roubos de banco não eram mais possíveis.
 Foi em 23 de maio de 1934 que o casal estava andando de carro em plena luz do dia, quando estacionaram perto de um terreno rural no estado da Louisiana que eles foram emboscados pela polícia de todos os lados, eles foram fuzilados a queima roupa, sem tempo para reagir e sem opção de serem presos, ao todo Clyde recebeu 25 tiros, e Bonnie recebeu 23, ao todo o pelotão disparou 167 balas de vários calibres no carro que eles se encontravam.