terça-feira, 22 de setembro de 2015

As 7 maravilhas do mundo

 No início do século 2, um grego chamado Antípatro de Sídon, fez uma lista com as 7 maravilhas do mundo, a lista também já foi chamada de ''As Sete Coisas Dignas de Se Ver no Mundo'', apenas uma ainda está de pé, as outras foram destruídas por ação do homem ou do tempo.

1 - AS PIRÂMIDES DE GIZÉ

 As 3 pirâmides de Gizé (Quéops, Quefren e Miquerinos) são consideradas como a maior maravilha do mundo, mesmo sendo a mais antiga, construída 2500 anos antes de Cristo, elas ainda estão de pé, nas fotos que nós vemos, elas são no formato ''escada'', mas na antiguidade elas eram todas ornamentadas e revestidas com pedras preciosas e muito bem enfeitadas, mas com o passar do tempo elas foram roubadas por saqueadores da região, estima-se que foram feitas em 17 anos e com 20 mil pessoas trabalhando nelas, com dois milhões de blocos de pedra elas totalizam 147 metros de altura e eram as coisas mais altas construídas pelo homem até a construção da Torre Eiffel.

2 - O FAROL DE ALEXANDRIA

 O farol era uma construção imponente construída em 280 antes de Cristo, foi construído na ilha de Faros (daí o nome farol), na cidade de Alexandria, Egito. Ele servia para iluminar o mar e dizia-se que sua luz iluminava 50 km de mar, ele era composto por uma torre quadrada, e em cima da torre ficava o farol, que com a luz solar, também contava as horas e mostrava a direção do vento. Foi destruído por um terremoto em 1375 e foi a maravilha que mais durou, perdendo somente para as pirâmides de Gizé.




3 - JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA

 Construídos em 600 antes de Cristo, os Jardins são a maravilha menos conhecida, por não ter indícios de sua real existência, já que o rei da mesopotâmia na época o fez para seu uso e não deixava ninguém entrar lá, foi construído às margens do Rio Eufrates, não se tem notícia de nenhum sítio arqueológico que prove realmente que os Jardins existiram e eram uma ''maravilha'', mas se tem notícia de uma bomba d'água que foi feita de um formato que bombearia água para os jardins. Eles eram 6 montanhas artificiais feitas com barro, chegando a 100 metros de altura, no alto eram plantadas árvores e plantas, foram feitos como homenagem a mulher de Nabucodonosor II, porque ela nascera numa região montanhosa.

4 - O TEMPLO DE ÁRTEMIS

 O maior templo da idade antiga, era da altura da Estátua da Liberdade, era em adoração à deusa Ártemis, deusa da caça e dos animais selvagens (Diana, para os romanos), era ricamente decorado com muitas pinturas de Ártemis e peças de ouro, prata e bronze, ficava em Éfeso, na Grécia, criado em 550 antes de Cristo. Foi destruído em 356 antes de Cristo por Eróstrato, um homem que achava que se destruísse o templo, seu nome ficaria marcado na história, sabendo disso, o povo de Éfeso nunca espalhou seu nome para fora da cidade, Alexandre o Grande tentou reconstruir o templo, mas morreu no ano que começou a reconstrução e ela ficou inacabada, em 262 depois de Cristo, ele foi destruído quase por completo pelos Godos, hoje em dia, temos apenas UMA ÚNICA coluna original do templo.

5 - A ESTÁTUA DE ZEUS

 Construída no século 5, em Olímpia, a estátua que media 15 metros era feita de ébano e marfim, e continha pedras preciosas no lugar dos olhos, foi feita em homenagem ao Rei do Olimpo, Zeus (Júpiter na mitologia romana), ele foi feito sentado em seu trono no Olímpo (Morada dos Deuses, na mitologia grega),
na mão esquerda ele carregava a imagem da deusa Nike, e na mão direita, debruçava-se uma águia, ela foi destruída quando era levada a Constantinopla em 462.











6 - MAUSOLÉU DE HALICARNASSO 


 Foi um túmulo, criado pela rainha Artemísia II, para seu marido e irmão, era um monumento grande e suntuoso para a época, ficava em Cária, que hoje faz parte da Turquia, era um monumento de 1200 metros quadrados e que em cima continha uma pirâmide de 24 degraus com uma carruagem no topo puxada por quatro cavalos, com tudo isso ele tinha 50 metros de altura, dentro ficavam estátuas da rainha com o rei Máusolo (daí vem a palavra mausoléu), e seu irmão, foi destruído também por um terremoto entre o século XI e XV.



7 - O COLOSSO DE RODES

 Feita em 280 antes de Cristo, o colosso era uma estátua gigante do deus Hélios, que ficava na entrada do porto de Rodes, tinha 30 metros e 70 toneladas de bronze, cada pé ficava em uma margem, sendo assim todo barco que passava por lá, tinha que passar por baixo da imponente estátua, ele tinha uma tocha na mão, que servia como farol, foi destruída pro um terremoto 55 anos após sua construção, ficando embaixo do mar por anos, até os árabes chegarem e a tirarem de lá para venderem o bronze, Ptolomeu III quis reconstruí-la mas os habitantes não quiseram porque acharam que ela tinha sido derrubada pelo próprio deus Hélios que havia se enfurecido. Um fato curioso, é que o bronze usado para fazer a estátua, foi tirado das armas dos macedônicos que fugiram ou foram mortos na ilha quando tentaram tomá-la.