terça-feira, 7 de novembro de 2017

Coisas que Você Aprendeu Errado na Escola

   Existe uma máxima que devemos sempre lembrar quando estudamos história, ela diz ''a história é sempre escrita pelos vencedores'', mas às vezes a história que os vencedores contam nem sempre é a verdadeira, veja aqui exemplos de coisas erradas que você aprendeu na escola.



   Thomas Edson não inventou a lâmpada!

   Thomas Edson que muitas vezes é creditado com o gênio revolucionário que inventou a lâmpada, na verdade não a inventou. Thomas tinha um galpão com muitos inventores trabalhando para ele, cada vez que alguém inventava alguma coisa ele registrava a patente no nome dele, por isso ele é creditado por mais de mil invenções, sendo que talvez nem dez sejam dele. Ele explorava pessoas pobres, sendo que o inventor do projeto da lâmpada foi Heinrich Goebel, que depois de morrer deixou o projeto com sua mulher que passou a viver na miséria, Thomas Edson comprou a patente por um preço baixíssimo e depois comprou as patentes da lâmpada de um outro inventor chamado Swan. Sendo assim, Thomas Edson não inventou lâmpada nenhuma, apenas foi comprando os projetos dos inventores, mas mesmo assim ainda é creditado como o gênio inventor da lâmpada elétrica.

   Galileu Galilei não inventou o telescópio!

   O famoso astrônomo italiano é um dos maiores nomes da ciência, e toda escola diz que ele que inventou o famoso telescópio, mas na verdade não é bem assim. O inventor do telescópio foi Hans Lippershey, um holandês que na tentativa de patentear seu invento, foi mal sucedido e não pode registrar sua invenção, um ano depois Galileu ouviu falar sobre o invento e rapidamente criou seu próprio telescópio, e por morar num país mais rico, logo pegou mais fama que o colega dos países e baixos, e hoje existem 4 luas em homenagem a Galileu, o grande ''inventor'' do telescópio.

   Graham Bell não inventou o telefone!

   Foi em 1860 que o italiano Antonio Meucci inventou o primeiro telefone funcional na história, mas como era doente e pobre, o italiano não conseguiu renovar sua patente que na época custava 10 dólares, os registros estavam na universidade de Western Union, lugar em que Graham Bell trabalhava quando ''criou'' seu telefone, Meucci tentou processá-lo, mas de alguma forma os desenhos originais do telefone que estavam onde Bell trabalhava desapareceram, e até hoje Bell é creditado como o inventor do telefone.

   Dom Pedro não declarou a independência da república às margens do Rio Ipiranga!
  
   Na verdade, Dom Pedro I, ao declarar a independência do Brasil em 7 de setembro de 1822, não estava nem montado em um cavalo, não usava uniforme militar e não estava de espada na mão, e provavelmente nem gritou ''Independência ou morte!". O que a história conta é que Dom Pedro 1 estava com dor de barriga, se arrumando atrás de uma moita, com roupas casuais e antes disso vinha montado em uma mula de carga.

   Você não usa apenas 10% do cérebro!

   Isso é um boato que todos ouvimos alguma vez na vida, na verdade é uma frase mal interpretada. Nós usamos todas as partes do nosso cérebro, o que na verdade deveria ser dito é que; nós usamos com plena capacidade apenas 10% do nosso cérebro por vez. Por exemplo, não conseguimos ouvir e decifrar uma mensagem de um rádio, enquanto corremos rápido tentando ler as placas das lojas da rua. Isso sobrecarregaria o cérebro, pois ele não consegue fazer multi-tarefas com perfeição.

   Benjamin Franklin não descobriu a eletricidade!

   Quando crianças ficamos sabendo da famosa história de Benjamin Franklin com a pipa e a chave, e as vezes nos é dito erroneamente que ele descobriu a eletricidade com esse experimento científico. O que está errado, com esse experimento ele apenas queria provar (e conseguiu) que a eletricidade pode ser manipulada, por conta de descargas elétricas.

   O Everest não é a maior montanha do mundo!

   O Everest não é a maior montanha do mundo, ele tem 8.850 metros de altitude, mas perde facilmente para o Mauna Kea com seus 10.032 metros. 

   O número da besta não é 666!

   Estudos mais recentes mostram que a bíblia foi traduzida erroneamente, e que o número da besta conhecido pelo livro de Apocalipse na verdade seria 616.

   Os vikings não usavam capacetes com chifre!

   É comum vermos em desenhos ou filmes, o povo viking usar capacetes com chifres, o que é apenas fantasia. O povo bárbaro que invadiu a Inglaterra e assolou a Europa mal usava capacetes, sua vestimenta mais típica era peles de animais sobre o corpo nada na cabeça.

   Buda era magro!

   O famoso Buda, ou Sidarta  Gautama é sempre retratado de forma gorda ou até mesmo obesa com as mãos em forma de oração, mas o verdadeiro Buda era na verdade magro. Ele apenas é mostrado de forma gorda por causa de um erro de tradução, nos escritos antigos há Buda, e outro monge chamado Budai, este segundo sim era gordo e careca, mas pelos nomes parecidos e pelo fato dos dois morarem na Índia e Nepal, eles acabaram se tornando quase que a mesma pessoa quando retratados em estátuas ou pinturas.

  Cristovão Colombo não descobriu a América!

  Essa é uma das mais fáceis de se descobrir a verdade, o fato é que nos ensinam desde muito pequenos que os portugueses descobriram nosso continente. Mas o fato é que já foi comprovado que foi encontrado moedas chinesas e artefatos vikings nas nossas terras muito antes do ano de 1500.

  A bandeira do Brasil não tem a ver com o Brasil!

   Na escola, aprendemos que nossa bandeira é deste jeito por causa de: O verde representa nossas matas, o amarelo nossas riquezas e o azul o nosso céu, mas isso está errado! A verdadeira causa da nossa bandeira ser deste jeito é: o verde simboliza a Casa de Bragança (casa de Dom Pedro 1), o amarelo simboliza a Casa de Lorena (casa da Imperatriz Leopoldina), e o azul é uma esfera armilar e dentro a frase ''Ordem e Progresso'' é o lema do positivismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário