sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Little Boy & Fat Man

   Os bombardeamentos estadunidenses ao Império do Japão em setembro de 1945 marcaram o fim da Segunda Guerra Mundial e também o início de uma nova era, a era de armas nucleares. Veja neste post tudo sobre as duas bombas usadas em território japonês para pôr fim à guerra.

Contexto geral. 


   Alguns estudiosos dizem que já era sabido pelos alemães que o fim da guerra estava próximo em 1943 - 44, com o fracasso da Operação Barbarossa e o fracasso de tomada da Grécia. A derrota do Afrika Korp's e a recuada forçada na Tunísia empurraram a Alemanha para dentro da Europa pela esquerda e por baixo, e em 6 de Junho de 1944 houve a invasão da Normandia ( O Dia D), empurrando a Alemanha toda de volta para seu próprio território e ocasionando assim, sua rendição. Mas os Aliados ainda tinham um problema, uma pequena ilha no Oceano Pacífico chamada Império do Japão. Os japoneses liderados por Tojo e por seu imperador Hirohito, tinham na cabeça ideais de honra e que deveriam lutar até o fim, até o ultimo homem. Sendo assim, os Estados Unidos abandonaram missões terrestres, o Japão é uma ilha pequena e ficou óbvio demais fazer ataques com barcos, por isso, os japoneses já conheciam as rotas que poderiam ser utilizadas e montaram defesas fortemente armadas nas praias. Os ataques aéreos com aviões baseados na China custaria muito caro aos Aliados e levaria tempo demais, e provavelmente não poria fim à guerra. Foi quando a ideia do ataque nuclear surgiu.


Por que Hiroshima e Nagasaki?

   A resposta é simples, para causar dano efetivo e mostrar ao Japão que a guerra já estava perdida foram escolhidas duas cidades. Os requisitos eram que:

  • O alvo deveria ter mais que 4,8 Km de diâmetro e ser um ponto estratégico importante para o Japão, belicamente falando.
  • O ataque teria que ser efetivo
  • O ataque teria que ser em um lugar pouco provável. As duas cidades eram sedes de fábricas de armamentos ou matérias - primas. Mas havia outras cidades até mais importantes, como Yokohama, Tokyio, Kyoto, Kokura e Niigata.

 Enola Gay & Little Boy



   Batizado com o nome da mãe do piloto, Enola Gay era um B-29 e partiu de uma das ilhas do arquipélago das Marianas, com aproximadamente 6 horas de distância do Japão. Foi acompanhado de mais duas aeronaves (The Great Artist e Necessary Evil). Enola Gay levava a bomba Little Boy, e os outros dois aviões levavam instrumentos e câmeras para registros. Os radares do Japão acusaram mais de 300 aviões sobrevoando o Japão, desta maneira era impossível distinguir qual levava a bomba, e o Enola Gay soltou a Little Boy em Hiroshima às 08:15 com seus 64 Km de Urânio sobre a cidade Japonesa. O objetivo principal da bomba era a Ponte Aioi, mas devido ao vento ela caiu sobre o Hospital Shima. O raio da explosão foi de 1,6 Km e a área de incêndios foi de 11 km. E mesmo assim, a arma foi considerada ineficiente. A bomba matou 80 mil pessoas, e deixou 70 mil feridos.

Bockscar & Fat Man


  

   A segunda bomba seria originalmente usada na cidade de Kokura. Saiu no mesmo esquema que a Little Boy. Dentro de um B-29 e acompanhado por outros dois aviões, ela partiu às 3 da manhã do dia 9 de setembro de 1945. Mas uma bomba de combustível falhou, sendo assim a distância que o avião poderia percorrer era menor, e a cidade em questão (Kokura) estava com uma fumaça negra no céu, devido a duas coisas; bombardeios na cidade vizinha, e uma fábrica produzia produtos metálicos e propositalmente jogava a fumaça no céu, então a cidade estava 70% fora do campo de visão dos aviões, sendo impossível mirar num ponto certo, o que fez com que a missão passasse para o Plano B, e esse plano tinha nome: Nagasaki.
   
   Às 10:53 no horário japonês, dois aviões foram avistados no céu sobre Nagasaki. Mas foram considerados aviões de reconhecimento e nenhum alerta foi dado. 7 minutos depois, um avião largou caixas, uma delas continha uma carta a um professor o alertando do perigo das bombas de destruição em massa, mas a carta não foi entregue a o professor, ele fora escolhido porque havia trabalhado em bombas e podia alertar à população e ao governo e suplicar pela rendição do japão, seu nome era Ryokichi Sagane. E foi às 11:00 da manhã que a Fat Man foi largada sob a cidade, ela errou o alvo por 3 km, explodiu 500 metros acima do solo e foi muito travada pelo Vale de Urakami, que protegeu a cidade. Essa bomba continha 6,4 kilos de plutônio, e causou um calor de 3900Cº e ventos de 1.005km/h. Mas devido a falta de documentação, não se sabe um numero exato de mortes, e esses variam entre 40 mil e 80 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário