quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Dunquerque!

   Senta que lá vem história! sim vem história, e hoje é sobre a "batalha" de Dunkirk, retratada no filme do diretor Critopher Nolan, dando a importância a essa capitulo da guerra que poucos sabem, pois esse acontecimento veio muito antes da participação americana, que são os mestres da mídia sobre a guerra e gostam de se pôr como os vencedores e quase sempre não mencionam as batalhas anteriores com a importância que realmente tiveram. 


    Em 11 de Maio de 1940, os alemães deram início à batalha da França seguindo sua invasão através de divisões blindadas usando sua tática aos quais os aliados chamavam de blitzkrieg (guerra relâmpago), o avanço da ofensiva alemã foi eficaz tendo grandes ases da guerra blindada no campo de batalha como o famoso Heinz Guderian e o lendário raposa do deserto Erwin Rommel. 

   Depois desse grandioso ataque varrendo os exércitos até que franceses e britânicos ficassem encurralados na praia francesa de Dunquerque. A tensão no Parlamento Britânico e no seu ministério de guerra foi grande, levando a membros do partido conservador a pressionar o primeiro ministro Winston Churchill à rendição seguindo o exemplo da aliada França. Tendo como mediador o líder italiano, Benito Mussolini. Contra tudo e contra todos, Churchill então idealiza a operação Dynamo, sendo comandada pelo vice-almirante Bertram Ramsay. Que na pratica foi o governo britânico emitiu um chamado na BBC para que convocar todos os civis que proprietários de barcos para irem até a praia de Dunquerque resgatar os últimos soldados britânicos profissionais que a o império possuía, no final da operação mais de 300 000 soldados aliados foram evacuados pelas nações como a Grã-Bretanha, França, Bélgica, Países Baixos e Polônia. O grande mistério da evacuação foi que o avanço dos blindados nazistas parou de avançar, graças a essa parada do avanço alemão foi possível realizar a evacuação, essa parada continua um mistério até os dias de hoje por ninguém conseguir compreender, teorias dizem que os blindados estavam esgotados pela grande ofensiva, outras dizem que a parada foi ordenada pelo próprio Hitler, mesmo contrariando os conselhos do próprio alto comando alemão que tinha esperanças de realizar um acordo com Churchill para depois poder voltar suas atenções pro seu objetivo real que era atacar a União Soviética de Stalin. Graças aos resgate de Dunquerque foi possível o repor os números na defesa da ilha inglesa foi possível vencer a batalha da Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário