segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Irmãos Wright X Santos Dumont

   A tavernagem do dia vem para trazer a velha, mas velha, pensa numa discussão velha, da história mundial, quem realmente inventou o avião? Quem foi o primeiro? ou os primeiros? Mas a verdade caros amigos é que o pássaro de ferro surgiu apos uma variedade de tentativas que não deram certo até chegarem nos dois resultados que trazem polêmica até os dias de hoje, e a chama da discórdia reascendeu quando na abertura das olimpíadas de 2016 com sede no Rio de Janeiro o 14 bis e Santos Dumont foram representados levantando voo em pleno Maracanã. Com base nesse embate vamos tentar representar os fatos e tentarmos chegar a um conclusão de forma mais breve possível.




   Em 23 de outubro de 1906 Santos Dumont, que passou parte da sua vida em Paris, realizou o primeiro voo em publico abordo de seu projeto 14 Bis, que pesava 290 kg e com um motor de 50 cavalos e que chegou a uma altura de 3 metros em um percurso de 60 metros, levantando e pousando por meios próprios, mas quebrando as rodas ao pousar, outro problema no 14 Bis era sua falta de manobrabilidade, sendo capaz de voar em linha reta. Por ter sido um feito realizado em publico o 14 Bis e Santos Dumont ficaram creditados como os primeiros, mas...

   

   Mas 3 anos antes dois irmãos americanos, os famosos Wright Brothers, no Estado americano da Carolina do Norte, tinham não só posto no céu um avião, antes do 14 Bis, mas tinham posto por mais tempo e por 260 metros, o Flyer pesava 300 kg, e os Irmãos Wright causaram espanto até em Santos Dumont em 1908 quando realizaram em Paris uma amostra do seu projeto, que admitiu que pela capacidade de voo da aeronave e do piloto não tinha como o projeto não ter no minimo anos de trabalho.


   

   Mas frente aos fatos qual é o motivo de tando discórdia e magoa no coração? O fato é que os defensores de Santos Dumont alegam que o invento americano só saia do céu por ser catapultado, alagando que o avião não era capaz de se por no céu por meios próprios, mas o fato é que esse argumento verde e amarelo patriota é apenas história mal contada, o Flyer era 100% capaz de levantar aos céus, a catapulta era apenas para economia de tempo, usando o mesmo principio dos porta aviões, e não só isso, era mais capaz do que o 14 bis, que apesar de ambos projetos terem problemas aerodinâmicos, o Flyer tinha mais autonomia no céu e para pouso do que o 14 Bis. Mas a grande verdade é que os responsáveis por esse assunto ser tão polemico, sãos os próprios irmãos Wright. Orville e Wilbur Wright tinham uma oficina de bicicletas, e nas horas vagas trabalhavam em seus projetos para voar, mas assim que chegaram a resultados capazes, se isolaram do mundo com medo que seus projetos fossem descobertos pelos concorrentes, a indústria americana estava crescendo e os inventores travavam entre si um corrida para ver quem eram os primeiros entre vários, então os Wrights, mantiveram seus projetos a um grupo fechado de pessoas, e sua ideia como todo bom capitalista era ter o domínio da patente do projeto e lucrar com isso.




   Mas no melhor estilo pai é quem cria e não quem põe no mundo, Santos Dumont teve muita importância para pôr o homem no céu, ele foi grande responsável por levar o homem ao céu através dos dirigíveis, até mesmo o jornais americanos comparavam os "Brothers" com Santos Dumont deixando os dois meio "putos" com isso, pois os dois eram muito "caretas" e muito orgulhosos, e apesar de serem chamados de pais do avião, o brasileiro foi reconhecido como o pai da aviação, pois o primeiro avião produzido em escala industrial foi projeto Demoiselle, onde Dumont resolveu muitos problemas aerodinâmicos que os Flyers e o 14 Bis tinham.


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