É importante nos situarmos no tempo-espaço em que vivemos, visto que moramos numa casa que faz parte de uma cidade, que faz parte de um estado, e de um país, que se encontra num continente e este num planeta, é de suma importância sabermos o mínimo onde esse pálido ponto azul que moramos se encontra no universo e conhecermos um pouco nossos vizinhos. Veja neste post um pouco sobre o nosso sistema solar e seus planetas.
O Sol
O Sol é uma estrela anã laranja, nela cabem um milhão de planetas terra. É a única estrela do nosso sistema, em várias culturas (principalmente a egípcia) ela era considerada um deus, a maior divindade que se podia ter, pois todo dia ela morria e renascia no outro. O Sol sozinho é 99,86% da massa de todo sistema solar, uma curiosidade é que os cientistas acham que sua superfície é mais quente que seu núcleo.
Mércurio
O primeiro planeta do sistema e também o menor. Tem esse nome que significa ''mensageiro'' pois ele é o planeta que mais rápido dá a volta em torno do sol, ele leva 88 dias para contornar nossa estrela. Mercúrio é o único planeta que não gira em torno de si mesmo, pois a gravidade do Sol sempre deixa um lado de mercúrio puxado para ele e a outra para a escuridão (mesmo efeito que a gravidade da Terra causa na Lua). Cientistas já comprovaram que há milhões de anos atrás havia um rio de água em Mercúrio mas ele já evaporou-se por completo.
Vênus
Você já deve ter ouvido falar em Estrela Dalva não é mesmo? O que acontece é que era assim que era chamado o planeta porque ele é o primeiro ponto de luz que vemos ao amanhecer. Por muito tempo os cientistas acharam que Vênus era uma espécie de planeta irmão da Terra, pois visto de longe ele é azul. Mas ao mandarem sondas para vasculhar o planeta, descobriram que ele tem essa aparência azulada por causa das nuvens, mas que na superfície ele é quente e sem vida, alaranjado pela quantidade imensa de gás carbono que lá tem. Mas mesmo assim ele é o mais parecido com a Terra sim, pela sua órbita, seu tamanho e seu alinhamento. Ele também é o planeta que tem mais vulcões, são 1600. Sua órbita é de 224 dias.
Terra
Nossa casa, o pálido ponto azul. A Terra é o primeiro planeta que contém satélites, mas só tem um, a Lua. A terra é banhada por oceanos cheios de água e vários continentes, é o primeiro planeta que tem estações do ano e que muda relativamente rápido de temperatura. É o único planeta que a água fica em seus 3 estados físicos (gasoso, solido e líquido). E é o único planeta que pode avistar um eclipse solar total. Sua órbita é de 365 dias e seis horas.
Marte
A cratera com forma de sorriso de Marte. |
Marte tem a maior montanha com 22km de altura e suas tempestades de poeira às vezes cobrem o planeta inteiro. Ele tem duas luas, Fobos e Deimos e sua órbita é de 697 dias.
Cinturão de Asteróides
O cinturão que separa o sistema solar interno do sistema solar externo, é um cinturão com bilhões de dejetos, cometas, asteroides e planetoides que separa Marte de Júpiter. Já houve a teoria que era um planeta que foi destruído, por conta de tanta coisa que tem ali, e da distância entre Marte e Júpiter, mas isso seria impossível, já que se juntarmos toda massa ali presente, não seria nem 5% da massa da Lua.
Júpiter
Júpiter, o maioral. O maior planeta do sistema solar, onde cabe mil planetas terra, alguns dizem que o sistema solar é composto por Júpiter e outras pedras. Há muito o que falar desse monstro, mas vamos por partes. Ele é conhecido por ser um escudo para a Terra, muitos cometas que poderiam se chocar com a Terra acabam sendo atraídos pela imensa gravidade de Júpiter, podemos retratar o caso do comenta Shoemaker Levy 9, que colidiu com o planeta e causou um buraco maior do que o planeta Terra. Júpiter também é conhecido por ser o primeiro planeta gasoso, e com indícios que seu núcleo é um diamante gigante maior que a terra. Ele tem um ''olho'', uma tempestade que está lá desde a primeira vez que o vimos e que também é maior que nosso planeta, também é o primeiro planeta que tem anéis, embora não os vemos com facilidade igual os de Saturno. Outro fato curioso é que ele é o único planeta que emite mais luz do que ele recebe, todos os planetas recebem luz do Sol e refletem ela, mas Júpiter recebe um X de luz do Sol e reflete ela com mais um X de luz que ele mesmo produz, sendo assim ele sempre é a o ponto no céu que mais brilha à noite. Outra curiosidade interessante, é que sabe quando você deixa a tv sem sinal e ela fica aquele chuvisco? Uma porcentagem daquele chuvisco é causado por ondas eletromagnéticas que vem de Júpiter. Ele tem 69 luas, mas apenas algumas são relevantes. Europa é a lua mais interessante, já que nela é o ponto do sistema solar onde há mais probabilidade de existir água, e portanto vida. Suas 4 luas principais são Io, Europa, Ganimedes e Calisto, nome das amantes de Zeus, batizadas e descobertas por Galileu Galilei. Sua órbita é de 11 anos e 9 meses.
Saturno
Saturno, o senhor dos anéis. Outro gigante gasoso, Saturno é famoso por seus anéis. Aquilo na verdade são fragmentos de luas e meteoros que Saturno já destruiu e ficaram ali rondando o gigante planeta. Ele tem como maior curiosidade, o fato de ser o planeta menos denso, se colocarmos Saturno dentro de um rio gigante, ele boiaria. Com suas 62 luas, Saturno tem a segunda maior lua do sistema solar, Titã. Essa lua é 10 vezes maior que a Terra, e só perde para a lua Ganimedes de Júpiter. Ele também é responsável por dar nome ao Saturday (sábado em inglês). Saturno é o último planeta visível a olho nu aqui da Terra (só para lembrar, da Terra é possível ver Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno.) Sua órbita é de 29 anos e 5 meses.
Urano
Urano é o penúltimo planeta do nosso sistema. Outro gigante gasoso azul, ele tem duas peculiaridades, a primeira é que é como se ele andasse de lado, isso mesmo! Devido a uma pancada que ele deve ter recebido, sua órbita é feita de lado, seus polos ficam onde fica o equador dos outros planetas. É o único planeta que não tem nome de um deus romano, mas sim de um deus grego. Também tem luas, no total são 27, e elas também não tem nome baseadas em mitologia, na verdade seus nomes (Ariel, Miranda, Puck...) são baseados em personagens do dramaturgo inglês William Shakespeare. Ele foi o primeiro planeta a ser descoberto com telescópio, e é o primeiro que não se enxerga da Terra a olho nu. Sua órbita é de 84 anos.
Netuno
O último planeta do nosso sistema! Sua maior e mais interessante peculiaridade é que ele foi descoberto primeiro matematicamente e apenas depois observacionalmente, Isso mesmo! Acontece que um astrônomo estava observando Urano, e percebeu que a gravidade perto de Urano era diferente, e certos acontecimentos só aconteciam quando um corpo com grande massa estava por perto, foi então que ele deduziu e provou matematicamente que existia um planeta atrás de Urano que estava fazendo aquilo. Apenas anos depois é que ele foi localizado e batizado com esse nome por ser azul e lembrar um rio gigante. Ele é todo estranho em termos de clima, apesar de gigante, também é muito pouco denso, tem os ventos mais fortes do sistema solar e tempestades que duram décadas, sua órbita passa muito longe do sol em certos períodos que ele fica totalmente sem luz e congela, mas quando ele se aproxima ele fica com luz e mais quente. Ele também conta com anéis, e 14 luas, sendo a mais interessante Tritão. Sua órbita é de 164 anos e 8 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário