Um dos crimes mais covardes da história do nosso país, uma chacina a sangue frio a menores indefesos, ou um ato contra a violência e auto proteção da sociedade contra foras da lei impunes? Leia e tire suas conclusões sobre um dos massacres mais famosos do Brasil.
A Chacina, causas e fatos
A chacina da candelária aconteceu no Rio de Janeiro no ano de 1993, tem esse nome devido a sua localização, o crime aconteceu em frente a Igreja da Candelária na cidade maravilhosa. Nessa época, nos anos 90, era muito mais comum que hoje em dia, menores morando na rua em centros urbanos nas capitais brasileiras, um grupo de jovens então morava e realizava inúmeros assaltos em frente a Igreja da Candelária, os crimes cometidos por eles iam desde pequenos furtos e até assaltos a mão armada, já que muitos traficavam e tinham dinheiro para comprar armas enferrujadas. A principal droga na época nem era cocaína ou maconha, os meninos de rua gostavam de cheirar cola de sapateiro, e era comum o tráfico do entorpecente nas ruas cariocas. Após uma série de assaltos, os comerciantes começaram a denunciar os menores, mas a polícia corria os garotos num dia, e eles voltavam no outro, após um assalto, a mulher de um policial saiu correndo de um grupo de menores assaltantes, na fuga ela acabou sendo atropelada e morta por um carro, isso enfureceu os Pms, mas eles nada fizeram. Numa outra ocasião, um traficante que conseguia a cola de sapateiro para vender para os menores, foi preso pelos Pms numa operação, então os menores não tinham mais de onde conseguir sua droga, e quando a abstinência veio, eles descontaram sua raiva apedrejando um carro de polícia. Dizem que essa foi a gota d'água, e a raiva dos Pms junto com a indignação dos comerciantes locais fizeram o crime.
Era perto da meia noite do dia 23 de julho de 1993, quando vários jovens dormiam em frente a Candelária, que dois carros chevettes encostaram, saíram homens e sem falar uma palavra, começaram a disparar a queima roupa inúmeros tiros na direção dos jovens, ao todo oito jovens morreram, três deles ainda morreram dormindo, e inúmeros ficaram feridos.
Lista de Mortos
Paulo Roberto de Oliveira, 11 anos
Anderson de Oliveira Pereira, 13 anos
Marcelo Cândido de Jesus, 14 anos
Valdevino Miguel de Almeida, 14 anos
"Gambazinho", 17 anos
Leandro Santos da Conceição, 17 anos
Paulo José da Silva, 18 anos
Marcos Antônio Alves da Silva, 19 anos
Condenados
Três policias foram condenados pelos crimes; Marcus Vinicius Emmanuel Borges, Nelson Oliveira dos Santos, Marco Aurélio Dias de Alcântara, todos eles foram condenados a mais de 200 anos de prisão, e todos estão fora da cadeia
Curiosodades
Um dos sobreviventes era Sandro Barbosa do Nascimento, o homem que realizou o sequestro do ônibus 174.
Há hoje em dia um monumento em homenagem às vitimas em frente a igreja.