segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Histórias de Navios Fantasmas

 Avistados por navegantes desde antes das descobertas do novo continente, navios fantasmas estão no nosso imaginário, na cultura popular e nas crenças dos povos desde antes de Cristo, conheça algumas histórias desses navios.


Lady Lovibond 



  O dia foi 13 de fevereiro de 1748. O capitão Simon Reed levava sua esposa em seu navio para comemorarem o aniversário de casamento, embora na época o fato de levar uma mulher em um navio era comentado ser um erro grave, e a viagem mesmo em bons tempos, era considerada de alto risco, levar mulheres em viagens marítimas era considerado mal presságio e má sorte. O destino era Portugal. Mas, no meio da viagem, a história conta que o primeiro marinheiro e braço direto do capitão se apaixonou e foi para a cama com a mulher do capitão. O capitão matou o homem (John Rivers), e o jogou na água. Depois do acontecido, o capitão resolveu levar o navio para o Goodwin Sands, canal que fica na Inglaterra, onde misteriosamente todos os 50 tripulantes do navio apareceram mortos, sem sinal de luta, como se todos os 50 tivessem tido ataque cardíaco ao mesmo tempo. O mais estranho é que no mesmo dia, mas 100 anos depois, dois navios ingleses avistaram o Lovibond na areia da praia inglesa. E em 1848, pescadores afirmaram ter visto o navio encalhado em meio a uma neblina, saíram com botes para ajudá-lo, mas chegando no local não havia mais navio algum. E em 1948, o navio foi mais uma vez avistado na praia inglesa, o capitão Bull Prestwick afirma ter visto o navio navegando nas águas perto da praia, mas com um estranho brilho verde em sua volta.

Mary Celeste



  A história mais conhecida e documentada (e também minha preferida) no mundo todo, a história de Mary Celeste. Um navio saído de Nova York com destino a Genova, com 8 tripulantes e 2 passageiros, comandado pelo capitão Briggs com aproximadamente 1700 barris de vinho. O navio saiu do solo americano no dia 13 de dezembro de 1872 e quando passava pela Baía de Gibraltar foi avistado pelo capitão Morehouse, este que descreveu ter visto o navio fazendo manobras indecentes e parecendo estar descontrolado, embora o tempo estivesse ótimo para navegar. O capitão Morehouse era amigo de Briggs, e decidiu entrar no Mary Celeste para ver se estava tudo bem, a surpresa aconteceu quando Morehouse achou o navio completamente vazio, sem nenhuma alma viva, mas o mais estranho e que é debatido até hoje, é porquê o navio foi abandonado. Não foram encontradas marcas de luta, defeitos no navio, marcas de explosão, absolutamente nada. Todos os tripulantes estão desaparecidos até hoje, o navio estava intacto, com todos os barris presentes, (9 foram abertos), todos os pertences dos tripulantes estavam a bordo, todas as camas arrumadas, tudo na mais perfeita ordem. O estoque de comida com ainda 6 meses de comida e água restante, ninguém sabe até hoje como os tripulantes desapareceram, nem o motivo de tal coisa. Depois disso o navio passou por mais 17 donos, e na maioria das vezes, os donos tiveram mortes desastrosas, em 2001 foram encontrados os restos de Mary Celeste depois de uma tempestade que o destruiu no século IXX.

Fliying Dutchman ( O Holandês Voador)



  A história mais conhecida e popularizada pela industria do cinema. A história do Holandês Voador, o que poucos sabem é que esse nome não era o nome original do navio, apenas o apelido de Hendrick Van Decken, seu capitão. Mas devido a fama do nome, o navio herdou esse nome também. A história começa quando o Holandês viajava pelo Cabo Da Boa Esperança, com destino a Amsterdã. A história relatada pelos marujos que não morreram, é de que o navio rumava para o meio de uma tempestade, todos os marujos correram para o capitão esperando alguma coisa, mas ele apenas bebia cerveja e fumava cachimbo, dirigindo o navio para o meio da tempestade. Os marujos imploravam para ele tentar contorná-la, quando um marujo tentou tomar o timão de Van Decken, o capitão matou o homem com um tiro no peito e jogou seu corpo no mar. Depois disso ele teria subido em uma das velas, e gritado para os céus palavras de ofensa a Deus e desafiando a entidade para um duelo. Segundo os marinheiros as nuvens se abriam e seu capitão parecia estar conversando com alguém olhando para o céu, diziam que Van Decken havia sido amaldiçoado por feiticeiros e que quando ele morresse, vagaria eternamente em um navio fantasma sem nunca mais pisar em terra firme. Para os mais lunáticos foi exatamente isso que aconteceu, pois segundo a lenda, o capitão mirou sua pistola para o céu e deu tiros para cima até sua pistola explodir, já em meio a tempestade, boa parte dos marujos e o capitão foram mortos. Os marujos restantes diziam que Van Decken nunca demonstrou medo, apenas bebia, fumava e ria até seu navio ser destruído. O Holandês foi visto inúmeras vezes desde então, a mais conhecida é a história do Príncipe George de Gales que avistou o navio perto do Reino Unido. Em 1941 na praia de Gleencairn, uma multidão afirma ter visto um navio medieval com luzes verdes se chocar contra uma rocha, mas quando o impacto aconteceu, o navio desapareceu.