Na época os médicos não sabiam da existência de bactérias, então como em quase todas as doenças da idade média, usaram superstições para tentar cura-lá. Uma das primeiras coisas que foi feita, foi a matança dos gatos pretos que havia na Europa, milhares de gatos foram mortos, o que foi um tiro no pé, já que a peste vinha por causa de ratos. Na época era comum as pessoas terem ratos em casa, não é como hoje que temos ''nojo'' deles, era como se fosse um animal doméstico e às vezes, dependendo do seu tamanho, um símbolo de fartura.
Quando uma pessoa pegava a doença, eram criadas bolhas de sangue e pus em todo seu corpo, principalmente braços e pescoço, (as manchas eram pretas, por isso o nome da doença) no começo achavam também que ela era passada pelo ar, então se criaram as famosas máscaras de bico longo, que na maioria das vezes eram usadas por médicos, tinham lentes de vidro, e flores cheirosas dentro, para eles não sentirem o cheiro da doença. Quando alguém pegava a doença, morria em pouco mais de 24 horas.
A Peste quase acabou quando se deram conta que a culpa era dos ratos pretos, estes então foram caçados e quase extintos, sendo substituídos por ratos cinzas, que tinham anticorpos e quando pegavam a doença, não conseguiam transmiti-lá. Outra cura era passar vinagre na casa e no corpo, pois as pulgas e os ratos evitavam o aroma do líquido.
A Peste existe até hoje, infelizmente ainda temos casos dela, embora hoje seja fácil curar. A doença não morreu, apenas retrocedeu, voltou ao seu primeiro estado.
