quinta-feira, 2 de novembro de 2017

O Dia Dos Mortos

 Dia de luto e alegria, dor e festa, o dia de Finados, por incrível que pareça, é celebrado ao redor do mundo de diversas formas, algumas até bem peculiares. Dia que serve para lembrarmos de entes queridos já falecidos de maneira mais especial que o normal, independente de que forma isso será feito ou celebrado. Confira abaixo uma lista com alguns países e como são seus costumes e celebrações neste dia.

JAPÃO





Data: 15 de Agosto.

   Com duração de três dias de solenidade, os japoneses acreditam que neste exato dia as almas retornam à terra para nos visitar, aproveitam deste momento para homenagerem seus ancestrais em um festival conhecido como "Bom Odori", realizando assim diversas atividades e tradições, saem para a rua para dançarem, brincarem, executar a limpeza de lápides de queridos amigos, familiares e etc. Terminando a noite com o soltar de lanternas e balões iluminados para guiar de volta as almas ao seu descanso.

BRASIL



Data: 2 de Novembro.

Um ritual mais comum e simples é realizado aqui no Brasil, conhecemos bem, se caracterizando na ida ao cemitério, onde são deixadas flores e adornos ao túmulo de amigos e parentes. Costumamos também, executar orações e missas aqueles que já se foram. O dia acaba fazendo com que todos se caracterizem, apesar de tradição muito antiga, totalmente com roupas pretas, representando a dor.

GUATEMALA 



Data: 1 de Novembro.

Costumeiramente neste dia, os moradores desta região marcam essa data com a prática de empinar e soltar pipas gigantes, para eles é considerada uma forma de se comunicar com os mortos. As pipas, bem decoradas, acabam também, por simbolizar a alma alegre daqueles que já se foram. 

MÉXICO 



Data: 31 de Outubro à 2 de Novembro.

Talvez a celebração mais atrativa e conhecida deste dia seja essa, com duração também de 3 dias, igualmente ao Japão, conhecido como "Dia de Los Muertos", lá eles tem o objetivo de relembrar a memória dos mortos de forma positiva como um "novo começo da vida", acreditando que o legado desses que já se foram podem ser revividos por aqueles que aqui vivos ainda estão. Realizam festas, tanto nas ruas como em casa, reunindo a família e amigos para praticarem a criação de altares para receber as visitas, os mortos, os decorando com fotos dos entes, flores, velas, tequila, suas comidas favoritas, cigarros e até brinquedos, tudo que os falecidos gostavam, utilizam bastante das famosas e incríveis caveiras coloridas, como parte da decoração. Aproveitam também para abrir túmulos dos falecidos para limpar seus restos. 

Dica da Taverna: Filme, Festa no Céu, que retrata de forma atrativa, envolvente e divertida um pouco desse dia na cultura mexicana. (Direção de Guillermo Del Toro)

ESPANHA



Data: 1 De Novembro.

Finados não, e sim "Dia de Todos Los Santos", contendo algumas semelhanças como a celebração brasileira, os espanhóis costumam voltar até a cidade na Natal, onde seus parentes estão enterrados, levando coroas de flores, limpando seus túmulos e entregando-lhes e comendo um doce especial do dia, que chamam de "Hueso de Santos". Mas também há uma pitada meio mexica na comemoração espanhola, fazendo com os estes também festejem nas ruas, se divertindo e relembrando a memória daqueles que amam no melhor estilo e clima.

EQUADOR



Data: 2 De Novembro.

Já nesta região, os moradores acabam por reunirem suas famílias para beberem e comerem, pratos e drinks típicos do dia, como a "Colada Morada", bebida fermentada à base de frutas vermelhas e o "Guaguas de Pan", bonecas feitas com massa de pão e recheadas com diversos sabores diferentes.

HAITI 



Data: 31 de Outubro à 2 de Novembro.

Conhecidas como "Fête Géde", as celebrações, ou Festival dos Antepassados, por lá são marcadas por rituais de vodu, feitos de preferências nos cemitérios, ofertando bebidas e comidas aos mortos, algumas pessoas acabam pintando seus rostos de branco para ficarem parecidos com os cadáveres, vestem-se preto e roxo, como tradição já. Os "Gédes" são espíritos da morte no vodu, barulhentos e animados que gostam de rir e se divertir à vontade, durante os rituais o povo se uni e canta antigas cantigas passadas de gerações, tocando junro grandes tambores.

INDONÉSIA



Data: 23 de Outubro.

Talvez o mais estranho da turma, na Indonésia acontece o "Ma'nene" festival caracterizado pelo ato de vestir seus entes mumificados com roupas e vestimentas dos mais variados estilos, costumam também ir até os cemitérios e realizar, ao fim do dia, piniques na companhias de todos presentes.

ESTADOS UNIDOS



Data: 31 de Outubro.

O conhecido Halloween, acaba tendo origens entrelaçadas com Dia de Finados, de acordo com as histórias e tradições locais, no exato dia 31 de Outubro o véu/proteção que separa o mundo dos vivos e mortos caí/se enfraquece permitindo então que os espíritos do outro plano venham ao nosso e invadam corpos, os possuindo. Para evitar isso, as pessoas começaram a se fantasiar tentando "enganar" esses seres, a tradição acabou se popularizando sendo repetida em diversos outros países, se modificando ao longo dos anos, acrescentando agora a prática de pedir doces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário