segunda-feira, 13 de novembro de 2017

O Rio Ganges - Índia

   Toda religião e crença tem seu Deus, sua doutrina e sua fé. Mas também é sabido que toda religião tem seu ponto no mundo onde sua fé é concentrada e quase que personificada. Hoje falaremos do Rio Ganges, o maior ícone do Hinduísmo.



   O Rio Ganges, é um rio sagrado segundo a religião do Hinduísmo. Ele se localiza na Índia, nasceu no Himalaia e vai até a fronteira com Bangladesh, junto à suas margens nasceram diversos impérios e hoje em dia é o rio com mais população vivendo à sua volta, os hindus acreditam que o Rio Ganges é a reencarnação da deusa Ganga, e que tomar banho no rio o purifica de todo mal e é além de banhar o corpo, tomar banho no Ganges é lavar a alma. Hindus do mundo todo viajam até a Índia para se banhar no rio. O rio banha a cidade de Varanasi, que é a mais sagrada para o povo Hindu, o rio é mencionado nas escrituras sagradas da religião e por isso o povo tem a fé cega que tomando banho nas suas águas, tudo ficará melhor. Outro costume é de jogar as cinzas dos mortos no rio, para que eles possam passar para o outro mundo em harmonia, os hindus têm como privilégio o fato de terem suas cinzas jogadas no rio depois da sua morte, muitas famílias têm o hábito de guardar em suas casas uma garrafa com água do Ganges para dar às pessoas quando estão prestes a morrer. 

Poluição



   Por conta dos fatos citados acima, o Rio Ganges se tornou o rio mais poluído do mundo, diariamente muitos corpos de pessoas e animais são jogados nas águas do rio. Como dito acima, é pratica dos hindus queimarem seus mortos e jogarem as cinzas no rio, mas essa prática custa dinheiro, e para o povo hindu desesperado que não tem dinheiro, já que a Índia é um país muito pobre, algumas famílias jogam seus entes queridos no rio sem cremá-los, ou às vezes apenas queimando com uma pedra amarrada no pé, para que o corpo não boie e vá para o fundo do rio, com isso é costumeiro o evento de corpos inchados subirem à superfície de volta após se desprenderem da pedra. Também é comum vermos várias fotos de pessoas tomando banho no rio com dezenas de corpos de pessoas mortas à sua volta. Estima-se que por ano, o Ganges recebe 32 mil corpos, e também estima-se que diariamente 2 milhões de hindus se banham no rio.

Fotos

 Uma pequena coletânea de fotos para ilustrar melhor o estado do rio, e a crença que às vezes ultrapassa o bom senso e faz com que os hindus se banhem e bebam a água do rio mais poluído do mundo.

Corpo que voltou do fundo do rio, inchado pela água


Crianças se banhando no rio ao lado de lixo e animais mortos

Velho hindu, se banhando no rio e pedindo bençãos aos céus


Cerimônia de banho realizada em Varanasi

Cachorros comendo corpo às margens do rio

Criança com metade da cabeça para fora do rio cercado por lixo


Homem bebendo da água do rio

Curiosidades

   É sabido que na Índia há um sistema de castas, e a casta mais baixa são os Dalits. Esses são as pessoas responsáveis por retirar os corpos em decomposição do rio quando eles sobem inflados, como visto na primeira imagem.

   No anime Os Cavaleiros do Zodiaco (Saint Seiya). Shaka de Virgem tem um diálogo com Buda a respeito do Rio Ganges. Buda diz que a tristeza e a pobreza deste mundo não devem ser levadas em consideração, pois a morte não é o fim de tudo, e isso é a coisa mais difícil de se aprender e aceitar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário